O banco de sangue (Hemocentro) de Juara se prepara para a semana do doador que será realizada no dia 25 de novembro de 2023, conforme disse a técnica de enfermagem e Hemoterapia, Vanda Aparecida dos Santos.
Ela fez um convida para todos os doadores regulares e também para aquelas pessoas que ainda não fizeram doação de sangue para que compareça no banco de sangue e faça sua doação, um ato solidário de salvar vidas, e além de tudo, os doadores recebem o benefício de realizar uma bateria de exames gratuitamente.
Manter os estoques no hemocentro para atender Juara e todo Vale do Arinos, só é possível graças à disponibilidade de pessoas que queiram ajudar outras pessoas, e isso se torna um ato de solidariedade da população para manter em níveis adequados os estoques no banco de sangue, ressaltou Vanda Aparecida.
No dia do doador será servido um café da manhã para os participantes, e é muito importante que essa mensagem seja multiplicada entre as pessoas, ressaltando que a idade para doar sangue é entre 18 a 59 anos, e não precisa estar em jejum.
Para doar basta ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 kg, e ainda entre as regras é, não vá em jejum e alimente-se com alimentos leves, evitar alimentos gordurosos no dia da doação e hidrate-se bem.
Ainda em entrevista a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias, a técnica de enfermagem e Hemoterapia, Vanda Aparecida dos Santos, falou da gratidão e entusiasmado em trabalhar na unidade e agradeceu a Deus por lhe dar saúde para que ele possa continuar colaborando e ajudando a salvar vidas.
Ela deixou um recado para aquelas pessoas que ainda não conhecem o procedimento de doar sangue que procure o hemocentro de Juara e faça sua doação, porque isso é uma partilha da nossa vida, e disse estar com a sensação do dever cumprido uma vez que está contribuindo com a sociedade e com o próximo.