No pleito eleitoral realizado no último domingo, dia 6 de outubro, muitos participantes de Juara manifestaram a sensação de que havia menos pessoas votando em comparação com as eleições anteriores. Comentários frequentes sugeriram que o índice de abstenção deste ano seria superior, visto que os eleitores eleitorais aparentavam ter filas menores ou até mesmo nenhum fila.
A Rádio Tucunaré investigou essa percepção e apurou que, de acordo com as informações estatísticas reveladas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o índice de abstenção nas eleições de 2024 em Juara não apresentou alterações significativas em relação aos pleitos anteriores.
Nas eleições legislativas de 2020, o índice de abstenção foi de 28,68%, enquanto em 2022, nas eleições gerais, essa taxa foi reduzida menor, de 27,36%. Já nas eleições deste ano, a abstenção foi registrada em 28,69%, um aumento praticamente insignificante. Por outro lado, o comparativo às urnas se manteve muito próximo aos últimos pleitos: 71,32% em 2020, 72,64% em 2022 e 71,31% em 2024.
Essa variação demonstra que, apesar da impressão de uma participação menor dos participantes, os números mostram que o comportamento dos juarenses em relação à votação tem se mantido constante nos últimos anos.